Fiz esse blog para dividir o que eu aprendi e estou aprendendo sobre artesanatos e culinárias.
Estarei colocando artesanatos e culinárias, com fotos, gráficos e receitas, para que todas(os) possam copiar e fazer. Porque para mim o importante é saber que estou ajudando outras pessoas, como assim eu também sou ajudada.

sábado, 14 de setembro de 2013

Curso Programa Alimente-se Bem (Primeira aula)

Olá meninas (os) hoje 14/09/13 participei da primeira turma do Curso Programa Alimente-se Bem  no SESI Boituva.
Como o SESI a quase dois anos está no prédio novo, muito maior com uma cozinha mais ampla ,começou hoje a oferecer Curso do Programa Alimente-se Bem grátis para a população da cidade de Boituva.
Me sinto privilegiada em participar da primeira turma,desse curso.
Foi um curso muito aproveitável, porque aprendemos a utilizar as folha, talos e cascas de muitos legumes, frutas e verduras que as vezes jogamos no lixo.
Não é a toa que falam que nosso lixo é o mais rico,rico em vitaminas. Acho muito gratificante aprender a preparar e utilizar corretamente os alimentos, a higienizar corretamente os alimentos, a conservação correta, tudo foi explicado nesse primeiro dia de curso .Foi horas de muita informação, gostei....


Essa é a Nutricionista do SESI  Jaqueline Sônego que nós ensinou essas delícias a baixo
Suco da Horta

Purê Diferente

Doce da Casca de Maracujá

Olha que aprendemos na primeira aula, 14/09/13

As alunas no curso, e minha  colega de trabalho Zelinda também participando desse curso,

Curso na cozinha do SESI de Boituva

Nossa professora, Nutricionista Jaqueline durante o Curso Programa Alimente-se Bem
                                            Suco da Horta
Ingredientes:
02 xícaras (chá) de couve-manteiga
01 litro de água potável
01 xícara (chá) de polpa de maracujá
01 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de limão

Técnica de Preparo:
Lave bem as folhas da couve,pique-as coloque no liquidificador e bata com água.
Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente.
Coe e junte os demais ingredientes. Sirva bem gelado.

                                          Purê Diferente
Ingredientes:
04 xícaras (chá) de batata picada
sal a gosto
1/2 xícara (chá) de cebola
03 colheres (sopa) de maionese
01 colher (sopa) de queijo ralado
01 cenoura ralada grossa
01 xícara (chá) de talos picados (foi de couve-manteiga)

Técnica de Preparo:
Cozinhe as batatas e amasse-as,ainda quente.Refogue a cebola em um fio de óleo, junte as batatas tempere com sal, a maionese e o queijo.
Junte a cenoura ralada e os talos picados. Arrume em um refratário retangular, decore e sirva.

                                            Doce de Casca de Maracujá 
03 unidades de maracujá
01 xícara (chá) de açúcar
01 1/2 xícara (chá) de água potável
1/4 xícara (chá) de suco de maracujá
casca de canela a gosto
Técnica de Preparo:  
Corte os maracujás ao meio e retire a polpa. Reserve. Descasque o maracujá, aproveitando apenas a parte branca da fruta. Corte em tiras finas.Deixe de molho na água de um dia para outro na geladeira. Faça a calda com açúcar e suco de maracujá feito da polpa. Acrescente a canela em casca, adicione as cascas escorridas e deixe cozinhar até que fiquem macias. Sirva gelado.


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mais um niver.......o meu rs,rs,rs...........

Olá meninas (os), como de costume gosto de deixar tudo registrado no meu blog, e não poderia deixar,de registrar meu aniversário, 

não que eu goste de festa e comemoração, eu nessa parte sou reservada, sou muito tímida.
Mas não poderia deixar de agradecer muito a DEUS por mais um ano de vida, meus 49 anos, agradecer pela minha saúde, paz espiritual,por tudo que ele me presenteou nesses anos, meus pais, minhas filhas, meu esposo, meus irmãos, meus sobrinhos, toda minha família,meus amigos e todos que passam pela minha vida.
Agradecer pelo meu trabalho, pela minha felicidade, por amar tudo que tenho, por aceitar as coisas na minha vida, no seu tempo não no  meu.
O único presente que eu peço é saúde, e que eu nunca me esqueça de ser humilde e respeitar meu próximo.


Eu com 1 ano de idade

              Como de costume quero deixar um poema de Charles Chaplin, que mais uma vez parece que foi escrito para mim.....
  

A Vida me Ensinou Charles Chaplin


A vida me ensinou...
A dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;
Sorrir às pessoas que não gostam de mim,
Para mostrá-las que sou diferente do que elas pensam;
Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;
Calar-me para ouvir; aprender com meus erros.
Afinal eu posso ser sempre melhor.
A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.
A ser forte quando os que amo estão com problemas;
Ser carinhoso com todos que precisam do meu carinho;
Ouvir a todos que só precisam desabafar;
Amar aos que me machucam ou querem fazer de mim depósito de suas frustrações e desafetos;
Perdoar incondicionalmente, pois já precisei desse perdão;
Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor;
A alegrar a quem precisa;
A pedir perdão;
A sonhar acordado;
A acordar para a realidade (sempre que fosse necessário);
A aproveitar cada instante de felicidade;
A chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;
Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvir estrelas",
embora nem sempre consiga entendê-las;
A ver o encanto do pôr-do-sol;
A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser;
A abrir minhas janelas para o amor;
A não temer o futuro;
Me ensinou e está me ensinando a aproveitar o presente,
como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.
Charles Chaplin

Eu, com 49 anos de idade rs,rs......



 

domingo, 8 de setembro de 2013

Curso na DoceArt (Centro Culinário) Alfajor Argentino e Fudges

Olá meninas(os),vou deixar mais um curso que fiz na DoceArt dia 31/08/13 aqui registrado no meu blog.
Curso com a professora Chefe Bete Masi, e os produtos da Mavalério.
Aprendi fazer o verdadeiro Alfajor Argentino e Fudges.
Uma delícia,as combinações de sabor, sem falar que ficam lindos.
A aula foi um sucesso, em pleno sábado de manhã, sala lotada de alunos, querendo aprender essas novidades.Aula maravilhosa, a professora Bete Masi sempre muito atenciosa, tirando todas as nossas dúvidas, dando dicas, explicando tudo detalhadamente, nossa aprendi muito.
Ainda teve novidade, sua amiga Bárbara estava mais sorridente e feliz, pois vai ser vovó,parabéns e saúde para toda família....

Professora Bete Masi, e Bárbara durante a aula

Olha que mesa linda.......

Fudges, um mais gostoso que o outro

Tudo feito com muito capricho

Olha que embalagens lindas para presentear, e foi tudo sorteado para os alunos

 Fudges, decorado com transfer, e esse napolitano,delícia, amei a combinação de sabores

Alfajor Argentino,recheados com sabores diferentes, sem palavras

Alfajor cobertos e decorados, tudo com os chocolates Mavalério, maravilhoso, em gostei muito

Olha que capricho da professora, esse fudges napolitano

Esses fudges passados em cacau em pó da Mavalério,hummm.......

sábado, 7 de setembro de 2013

Curso na DoceArt (Centro Culinário) (Aula Especial de Rendas de Açúcar)

Olá meninas e meninos, quero deixar registrado como sempre os meus cursos, no dia 07/08/13 participei de mais um curso na DoceArt na cidade de Sorocaba.Com a professora e chefe Roseli Minutti.
Participei do Curso Especial de Rendas de Açúcar,estava super curiosa para saber como era feita Renda de Açúcar.
Então fui fazer o curso, amei como sempre, eu estou sempre querendo aprender,sou muito curiosa,rs,rs,rs,em aprender.
O que  me faz feliz é aprender, principalmente quando não sei nada sobre o que estou interessada em saber como é feito.
Mas vou dar um conselho quem quiser aprender Renda de Açúcar,tem que participar do curso,você vai aprender mesmo é no curso, não bastar ter só a receita.
Ela é linda parece de plástico, mas é de açúcar.

olha que linda, não parece de plástico, mas é de açúcar

renda de açúcar na cor rosa, linda,para enfeitar bolos, docinhos, etc......


renda de açúcar feita na forma de borboleta, que show.....

essa borboleta é renda de açúcar, foi feita na cor rosa, amei

essa é a forma de renda de açúcar, existi vários desenhos diferentes

olha que show, o tapetinho e renda de açúcar,a florzinha é pasta americana,o docinho é um ganache,e a forminha é chocolate, esse docinho é todo comestível......

 borboletas enfeitando um bolo com pasta americana, que lindo ficou
Mais rendas de açúcar enfeitando cupcake, que lindo......

Mesmo sendo feita a renda de açúcar na cor branca, fica lindo o bolo branco enfeitado com ela

renda de açúcar enfeita tudo que sua imaginação criar......

Professora Chefe Roseli Minutti,show de curso, obrigada professora por dividir essa maravilha com nós.

Que lindo parabéns professora Roseli Minutti, que capricho......

Que lindo esse bolo coberto com pasta americana,e enfeitado com renda de açúcar, a rosa é comestível

Uma renda de açúcar mais linda que a outra
Amei participar desse Curso de Renda de Açúcar, aula completa, muito bem explicada, com muitas dicas e informações importantes, valeu muito a pena, eu recomendo.........

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Curso na DoceArt (Centro Culinário) (Festival de Pão de Mel com a Mavalério)

Olá meninas (os) vou deixar registrado mais um Curso que fiz dia 05/08/13  na DoceArt com a professora e  Chefe Bete Masi, Festival de Pão de Mel com a Mavalério.Com ela estava a sorridente Bárbara, como sempre elas sempre muito educadas e atenciosas tratando todas as alunas e alunos com muito carinho e atenção, essa dedicação faz toda a diferença para nós que buscamos aprender.
Como sempre foi um curso de muitas informações,dicas e apresentações, toda dedicação e amor de quem faz o que realmente ama fazer, isso faz toda a diferença.
Os cursos e produtos da Mavalério estão cada vez melhor,vale a pena sair da cidade de  Boituva onde moro para fazer os cursos em Sorocaba,parabéns........ 

Sala lotada,como sempre

deliciosos, e que capricho

quantas delicias, pão de mel no palito, bolo pão de mel

professora Bete Masi durante a aula, dando dicas com toda dedicação

pães de mel recheados,cobertos com chocolate e enfeites Mavalério, maravilhoso.........

pães de mel enfeitados com pasta americana,homenagem aos pais

pães de mel no palito e enfeitados com transfer, lindosssss.......

bolos pães de mel, recheados,cobertos e enfeitados, hummmmmmm,,,,,,,,,,

pães de mel, com transfer, que capricho da professora Bete Masi

pães de mel,todos feitos com produtos Mavalério, uma delícia eu recomendo

Experimentem os produtos Mavalério vocês não vão se arrepender, eles são ótimos

Minha professora Chefe Bete Masi, estou aprendendo muito com ela,obrigada professora pelo carinho de sempre......

Professora Bete Masi e sua amiga Bárbara sempre juntas,sempre tratando todos os alunos com carinho e atenção.