sábado, 28 de julho de 2012
Enrolado de presunto e mussarela
![]() |
| A massa antes de crescer Eu fiz receita dobrada |
![]() |
| A massa crescida |
![]() |
| Os enrolados modelados, prontos para ir ao forno |
![]() |
| Os enrolados assados |
![]() | |||
| Enrolados recheados com presunto,mussarela e orégano, modesta parte ficou uma delícia. |
Enrolado de mussarela e presunto
50 gramas de fermento biológico ou ( 1 pacotinho de fermix)
1 ovo
1 copo de leite (200ml) morno
1/2 copo de óleo (100ml)
2 pitadas de sal
30 gramas de açúcar ( 1 colher de sopa cheia)
600 gramas de farinha de trigo (aproximadamente)
Recheio:
presunto, mussarela ralados grossos e orégano ou
peito de frango cozido e desfiado e requeijão cremoso ou
calabresas e cebolas raladas grossas
Modo de fazer a massa:
Bata tudo no liquidificador, menos a farinha.
Passe a mistura para uma bacia, coloque a farinha aos pouco até desprender levemente das mãos, passe para mesa de pedra e sove bem a massa,. Coloque em uma bacia cubra e deixe descansar até dobrar de volume. Depois desse tempo, abra a massa com a ajuda de rolo de macarrão espalhe o recheio e enrole,coloque em assadeira. Se quiser pode pincelar com gema de ovo misturado com um fio de azeite.
Não precisa deixar crescer, levar para assar em forno pré-aquecido até dourar.
Esses enrolados é muito bom para saborear em lanche da tarde, acompanhados de suco ou refrigerante.
domingo, 22 de julho de 2012
Pão de Mandioca (Festival de Inverno)
![]() |
| A massa sovada antes de crescer. |
![]() |
| A massa crescida. |
![]() |
| Os pães de mandioca modelados, antes de crescer. |
![]() |
| Os pães de mandioca crescidos. |
![]() |
| Os pães de mandioca assando, forno caseiro. |
![]() |
| Os pães de mandioca assados. |
![]() | ||||||
| Olha só a textura desse pão de mandioca, fica fofinho e leve, uma delícia. |
Boa noite meninas, hoje vou deixar uma receita de pão de mandioca.
Prometi fazer esse pão e postar aqui no blog, para as minhas colegas de trabalho ver que realmente a mandioca da uma textura maravilhosa em pães.
Pão de Mandioca
15 gramas de fermento biológico fresco ( usei 1 pacotinho de fermix)
1/2 xícara (chá) da água do cozimento da mandioca ( usei 1/2 xícara (chá) de água morna)
04 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de manteiga ou margarina
03 ovos inteiros
01 colher de (chá) de sal
01 xícara (chá) de mandioca cozida e amassada ( eu coloquei mas, mais ou menos 03 xícaras)
01 xícara (chá) de leite morno
06 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
Modo de Fazer:
O modo de fazer dessa receita que eu copiei de um livro era mas detalhada e em etapas, resolvi simplificar o modo de fazer .
No liquidificador coloquei todos os ingredientes, menos a mandioca e a farinha de trigo, liguei o liquidificador e deixei bater bastante, com ele ligado coloquei a mandioca cozida ao pouco, e deixei bater bastante. Passei essa mistura para uma tigela e fui colocando a farinha de trigo aos pouco, até desprender levemente das mãos. Passei para a mesa levemente enfarinhada e sovei bem a massa. Coloquei novamente na tigela cobri, e deixei descansar até dobrar de volume.
Dividi a massa em quatro partes iguais, modelei os pães, cobri e deixei dobrar de volumes.
Levei para assar em forno pré-aquecido, até dourar levemente.
Observação: Pode fazer quantos pães quiserem, tanto pequenos como grandes, ficam leves e fofinhos.
Se quiser pode fazer também recheados.
domingo, 17 de junho de 2012
Caracóis de queijo
Olá, meninas (os), hoje vou deixar uma receita muito saborosa de pão, que além de ser recheado também tem uma cobertura deliciosa, vocês vão amar a combinação.
![]() |
| Aqui os pães já estão assados |
![]() | |||||||
| Aqui os pães com a cobertura |
Caracóis de queijo
1 xícara (chá) de leite morno
50 gramas de fermento fresco para pão ou 1 pacotinho de fermento fermento biológico seco (fermix)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
3 ovos inteiros
500 gramas de farinha de trigo (mais ou menos)
Recheio:
1 lata de creme de leite
200 gramas de manteiga ou margarina
150 gramas de queijo prato ou mussarela ralado
50 gramas de queijo parmesão ralado
Molho (Cobertura):
1 lata de creme de leite com soro
1/2 xícara (chá) de leite
50 gramas de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de orégano
Modo de fazer:
Massa:
Junte todos os ingredientes da massa, misture até desprender levemente das mãos, sove bem, deixe crescer até dobrar de volume. Divida a massa depois de crescida em quatro partes iguais, abrir cada uma delas com ajuda de um rolo espalhar o recheio, enrolar como rocambole e cortar em fatias com dois dedos de largura.
Colocar em uma assadeira untada com óleo, as fatias deitadas e deixar crescer até dobra de volume.
Leve para assar, em forno pré-aquecido. Assim que sair do forno espalhe o molho frio por cima.
Recheio:
Misture em uma tigela todos os ingredientes, reserve. Não vai ao fogo.
Molho (Cobertura):
Misture em uma tigela todos os ingredientes, e reserve. Não vai ao fogo.
domingo, 3 de junho de 2012
Pão de Ricota
Olá, vou deixar uma receita muito gostosa, que amo de montão.
![]() |
| A massa aberta e recheada |
![]() |
| O pão enrolado |
![]() |
| colocados em forma alta, antes de crescer. |
![]() |
| Os pães crescidos |
![]() |
| Se quiser pode fazer riscados |
![]() |
| Assados |
![]() | ||||
| Aqui fiz pãezinhos individuais, modelados e crescidos antes de ir para o forno. |
![]() |
| Aqui os pãezinhos assados, ensinei para as alunas no meu trabalho. |
![]() | |||
| Fatiado, como fica por dentro |
Massa
50 gramas de fermento fresco para pão ou
1 pacotinho de fermento granulado fermix
1 xícara de (chá) de leite morno
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1/2 kilo de farinha de trigo ( mais ou menos)
Recheio:
1/2 kilo de ricota fresca
100 gramas de passas escuras sem sementes
2 ovos
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de fazer:
Dissolva o fermento no leite morno e acrescente os demais ingredientes da massa, amassar e sovar muito bem a massa. Deixe crescer até dobrar de volume. Abra a massa na espessura de meio centímetro, espalhe o recheio por cima e enrole como para rocambole,mas feche as pontas para não vazar o recheio, da dois pães. Coloque em assadeira ou forma alta, tipo para pão de forma, deixe crescer até dobrar de volume, se quiser pode passar gema por cima dos pães, fazer cortes, com cuidado para não abaixar o pão. Leve para assar em forno pré-aquecido, até dourar.
Para fazer o recheio:
Amasse a ricota com um garfo, e misture com os ovos, a manteiga, o açúcar, a baunilha e as passas, misture bem, não vai ao fogo.
Observação: Se quiser pode fazer a massa, abrir, rechear, enrolar os pães e deixar crescer por duas horas, pincelar gema e levar ao forno pré-aquecido, para assar e doura.
Assinar:
Postagens (Atom)























