Fiz esse blog para dividir o que eu aprendi e estou aprendendo sobre artesanatos e culinárias.
Estarei colocando artesanatos e culinárias, com fotos, gráficos e receitas, para que todas(os) possam copiar e fazer. Porque para mim o importante é saber que estou ajudando outras pessoas, como assim eu também sou ajudada.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pão caseiro simples

Olá, meninas(os), vou postar uma receita de pão ótimo para degustar bem quentinho, tomando um cafezinho fresquinho,principalmente nesses dias de frio.

Fiz esses pães, o do centro eu coloquei um pouco de fubá na massa, minha mãe gosta muito de pão de fubá, esses eu fiz na casa dos meus pais.

Apesar do frio que estava nesse dia, eles até que cresceram bem

No forno assando, quase pronto

Ficou bem fofinho, quem degustou amou,levaram até para casa,rs,rs,rs,,,fico feliz quando gostam do que faço....
                    Pão caseiro simples                             

Ingredientes:
02 ovos inteiros
03 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (sopa) de sal
1/2 xícara (chá) de óleo
50 gramas de fermento fresco para pão ou (01 pacotinho de fermix)(usei fermix)
600 ml de água morna
01kg de farinha de trigo ( mais ou menos)
01 xícara (chá) de fubá ( opcional)

               Modo de fazer              

Bata no liquidificador os seis primeiros ingredientes.
Passe para uma bacia e junte a farinha aos pouco,amasse e solve muito bem.
Modele os pães, e deixe crescer até dobrar de volume.
Assadeira untada com óleo.
Levar ao forno pré aquecido a 180 graus, até assar e dourar.

 Observação: Essa massa fiz 02 pães só com farinha de trigo e 01 acrescentei o fubá.
Depois que bati os ingredientes no liquidificador, dividi a mistura em 03 partes iguais.
Em uma parte acrescentei 01 xícara (chá) de fubá,misturei bem e acrescentei farinha de trigo até soltar levemente das mãos,modelei o pão de fubá,ficou muito gostoso e bem amarelinho, gostei.
Apesar de ser um pão simples ficaram bem fofinhos, leves e saborosos...........

domingo, 7 de julho de 2013

Bolo de peras

Boa noite meninas(os), hoje vou postar mais um bolo simples,usei peras em fatias, mas se quiser pode substituir por bananas ou maçãs.
Espero que gostem, ficou leve e saboroso, eu recomendo.A massa ficou bem leve e fofinha.Esse eu fiz na casa dos meus pais, eles adoraram.

Aqui o bolo com as peras cortadas em pedaços e colocadas por cima da massa

Aqui coloquei uma farofinha por cima

Levei ao forno pré aquecido 180 graus



Crescendo e assando em forno caseiro

Ainda no forno, mas quase pronto, o cheirinho estava muito bom...........

Prontinho, assado, fofinho e com uma casquinha que formou por conta da farofinha

                                              Bolo de peras
Ingredientes da massa:
02 xícaras (chá) de açúcar
02 xícaras (chá) de farinha de trigo
02 xícaras (chá) de leite fervente ( mais ou menos)
01 xícara (chá) de óleo (faltando um dedo para completar)
04 ovos inteiros
01 colher (chá) de essência de baunilha
01 colher (sopa) de fermento em pó
04 peras maduras

Ingredientes da farofa:
01 xícara (chá) de farinha de trigo
01 xícara (chá) de açúcar
02 colheres (sopa) bem cheias de margarina sem sal
01 colher ( chá) de essência de baunilha

                                               Modo de fazer:
No copo do liquidificador coloque os ovos,óleo,açúcar,com o liquidificador ligado vai colocando o leite fervente e a farinha intercalados até ficar uma massa cremosa,mas não muito liquida,para as fatias de pera não afundarem muito.Junte a essência e bata bem.Junte o fermento e bata rapidamente e desligue o liquidificador. 
Forma untada e enfarinhada,coloque a massa e por cima coloque fatias de peras, por toda a massa.
Por cima espalhe a farofinha. Leve ao forno pré aquecido, a 180graus até crescer e assar, e ficar levemente dourado.
Como fazer a farofinha: Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture com as pontas dos dedos até se tornar uma farofa soltinha.

Observação: O bolo ficou fofinho, mas perto dos pedaços das peras fica úmido,e por cima do bolo forma uma casquinha. Muito gostoso, eu recomendo......., espero que gostem.

sábado, 15 de junho de 2013

Bolo de Milharina

Boa noite a todos, essa semana ensinei para minhas alunas esse bolo de milharina. Eu sei que tem varias receitas diferentes desse bolo, eu mesma já fiz em minha casa varias receitas com outros ingredientes, também muitos saborosos.Só que na época eu não tinha o blog, então não tirava fotos.Mas quando fizer as outras receitas vou postar para vocês.São receitas muito saborosas que vale a pena experimentar.Sem falar que é simples e fáceis.

Massa do bolo de milharina antes de ir para o forno.Pode ser feito também em forma alta de cone, para pudim

Nosso bolo de milharina assado

Olha ele como ficou,macio mas cremoso ao mesmo tempo

Ficou super úmido, todos que degustaram, gostaram.
                                            Bolo de Milharina
Ingredientes:
o4 ovos inteiros
02 copos de açúcar (tipo requeijão) cheio
1/2 copo de óleo (tipo requeijão) (100 ml)
08 colheres (sopa) bem cheias de milharina
01 lata de milho
01 colher (sopa) de fermento em pó
02 copos de leite (tipo requeijão)(200ml cada)

Modo de fazer:
Bater no liquidificador, todos os ingredientes até ficar bem misturados.Por último o fermento em pó, bater rápido,só para misturar.
Forma untada e enfarinhada.
Forno pré aquecido.
Pode usar forma de cone ou assadeira.
Assar até doura,e soltar as bordas.
Observação: Fica  macio e úmido ao mesmo tempo, uma delícia, eu recomendo.
Essa receita não é minha eu encontrei ela aqui:  http://tudogostoso.uol.com.br/receita/3277-bolo-de-milharina.html

Copinhos de chocolate recheado com docinho de colher, bicho de pé

Boa tarde meninas(os) hoje vou postar uma receita muito gostosa, que acredito que muitos gostam.
Tem chocolate, e docinho de colher.
Esses copinhos eu recheei com docinho bicho de pé, mas pode rechear com outros docinhos de sua preferência,

Copinhos de café,banhados com chocolate por dentro, levei para a geladeira para endurecer

Aqui os copinhos de chocolate desenformado, para colocar o doce bicho de pé
Coloquei o doce bicho de pé e enfeitei com granulado de chocolate

Ensinei no meu trabalho,todos que degustaram gostaram.É bom para festinhas...

Copinhos de chocolate recheado com docinho de colher, bicho de pé

Ingredientes:
500 gramas de chocolate ao leite 
02 caixinha de leite condensado
02 colher (sopa) rasa de margarina sem sal
02 caixinha de gelatina sabor morango
02 lata de creme de leite com o soro
granulado de chocolate para enfeitar
copinhos descartáveis para café
Modo de fazer:
Como eu usei nesses copinhos chocolate ao leite, eu derreti em micro-ondas e dei choque térmico. Na embalagem explica como fazer.
Mas hoje temos ótimos chocolates para banhar sem precisar dar choque térmico.
Coloquei um pouco de chocolate derretido dentro do copinho de café, espalhei bem, virei ele de boca para baixo para cair o excesso. Cobri uma forma com alumínio, pode ser também papel manteiga.
Coloquei os copinhos de boca para baixo,e levei para a geladeira para endurecer o chocolate.
Depois quebrei a beirada da boca  do copinho de café com cuidado e fui retirando com cuidado para não quebrar o copinho de chocolate.Reservar.
Em uma panela junte o leite condensado, a margarina, e a gelatina,levar ao fogo e mexer até engrossar, desligar o fogo e juntar o creme de leite com o soro, mexer bem. Deixar amornar e rechear os copinhos de chocolate, enfeitar com granulado ou açúcar cristal colorido. 
Colocar em forminhas de papel ondulados e uma colher de plástico descartável.
Observação: Pode rechear com outros docinhos de sua preferência, espero que gostem.


Biscoitos de aveia e azeite de Oliva

Olá meninas (os) com o friozinho que está fazendo que tal uns biscoitinhos, além de gostosos são saudáveis.
Fiz no meu trabalho para o lanche das gestantes, Espero que gostem.......

Coloquei os ingredientes na tigela da batedeira, a peça para massa pesada,e misturei até ficar assim

Abri a massa com o rolo entre dois plásticos

Enrolei como rocambole, só duas voltas

Cortei os biscoitos

Coloquei em assadeira  untada e enfarinhada

No forno, assando
Prontinhos, ficou muito gostosos

Biscoitos de Aveia e Azeite de Oliva

Ingredientes:
350 gramas de aveia em flocos finos (mais ou menos)
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
05 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de leite
01 colher (chá) de canela em pó

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes da receita e amasse bastante.
Depois abra porções de aproximadamente 1/2cm de espessura com um rolo,em uma mesa enfarinhada.
A seguir, corte os biscoitos com o formato que desejar.
Coloque-os em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo.
Leve ao forno até os biscoitos dourarem por baixo e só então os retire.
Deixe esfriar completamente para depois guardar em latas muito bem fechadas (para que os biscoitos
não fiquem mole).
Espero que gostem..........