Fiz esse blog para dividir o que eu aprendi e estou aprendendo sobre artesanatos e culinárias.
Estarei colocando artesanatos e culinárias, com fotos, gráficos e receitas, para que todas(os) possam copiar e fazer. Porque para mim o importante é saber que estou ajudando outras pessoas, como assim eu também sou ajudada.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pão Carteira

Eu adorei a massa desse pão, ela é super leve, maravilhosa....
Ensinei esse pão para minhas alunas onde trabalho.
 

A massa modelada antes de crescer

A massa já crescida

A massa aberta e passada margarina


Os pães modelados em formato de carteira

 Os pães pincelados com ovo, antes de crescer

Os pães no forno crescendo mais e assando

Os pães carteira assados

Olha a textura da massa desse pão

 Pão Carteira


 1 kg de farinha especial.
-1 colher de sobremesa de melhorador de farinha.
-45 gramas de fermento biológico fresco ( feito esponja, com água morna, açúcar e -farinha tirada da receita.

ou  1 pacotinho de fermento fermix
-6 colheres de sopa de açúcar.
-1 colher de café de sal.
-2 gemas .
-1 ovo inteiro.
-1/2 xícara( chá) de óleo vegetal.
-1 colher de sopa de manteiga derretida.
-agua morna o suficiente.

misture o melhorador, açúcar, sal com a farinha.
junte o óleo, as gemas o ovo e a manteiga derretida, vai juntando tudo com as pontas do dedos, acrescente a esponja de fermento, enquanto junta os ingredientes.
coloque a agua ate que de ponto certo (soltar das mãos).
o processo de sova deste pão é o mesmo do pão sovado, sovar bastante ate obter uma massa lisa e brilhante.
deixe descansar por 30min e sove novamente ate que todas as bolhas de ar se desfaçam.
estique a massa em quadrado, passe margarina gelada e dobre para que seja cortada como uma carteira.
pincele ovo batido com um fio de óleo e uma pitada de açúcar.
deixe crescer ate dobrar o volume,
asse em forno médio 180 gramas retire do forno ponha sobre os pães quente um pano úmido (deixa casca mole).


Observação:
 Eu encontrei essa receita aqui :
 http://paesdeliciosos.blogspot.com.br



Um comentário:

Raíssa disse...

Olá, Claudete.
Você sabe o rendimento dessa receita?

Postar um comentário