Fiz esse blog para dividir o que eu aprendi e estou aprendendo sobre artesanatos e culinárias.
Estarei colocando artesanatos e culinárias, com fotos, gráficos e receitas, para que todas(os) possam copiar e fazer. Porque para mim o importante é saber que estou ajudando outras pessoas, como assim eu também sou ajudada.

domingo, 4 de novembro de 2012

Curso de Docinhos Finos (Doce de Laranjinha Kinkan)

Bom meninas para vocês entenderem melhor as receitas do Curso:
Vou colocar as fotos e a receita abaixo de cada doce que aprendi.

Aqui as laranjinhas kinkan já prontas na calda, como compota
Aqui o recheio das laranjinhas já pronto e esfriando para guardar na geladeira
Aqui o docinho laranjinha kinkan modelado,e colocado em embalagem mas simples
Aqui o docinho laranjinha kinkan em embalagens mais finas


      Doce de  Laranjinha Kinkan

Ingredientes:
01 kilo de laranjinhas tipo kinkan
1/2 kilo de açúcar
01 litro de água

Recheio Doce de Coco:
02 latas de leite condensado
04 gemas peneiradas
01 colher (chá) de baunilha
300 gramas de coco fresco ralado  ou seco
01 colher rasa (sopa) de farinha de trigo
01 colher (sopa) de manteiga sem sal ( tem que ser manteiga)

Preparo:
Lave bem, seque as laranjinhas coloque em uma forma de alumínio e borrife álcool, coloque fogo ( cuidado) e deixe apagar sozinho, é para tirar o amargor,corte em 4 pétalas até o meio.Afervente ligeiramente,jogue a água fora. Retire o bagaço. Ou  com cuidado corte cada laranjinha  com um corte em cruz sem separar as petalas abra e retire o miolo (bagaço), leve para ferver umas três vezes em água, jogue a água, a cada processo até perceber que não está mas amarga.
Faça uma calda com a água e o açúcar, em ponto ralo. Coloque as laranjinhas e deixe cozinhando até ficarem brilhantes.Guarde em potes como compota. (Pode congelar  assim), porque as laranjinhas kinkan tem época certa. Se você tiver uma encomenda fora da época de doces pode usar a sua compota congelada.

Preparo do recheio:
Leve ao fogo em uma panela todos os ingredientes, e cozinhe mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Coloque no prato untado e cubra com filme para esfriar.Faça bolinhas do tamanho das laranjinhas e recheie uma a uma. Coloque em forminhas com tapetinhos por causa da calda do doce, e depois em forminhas decoradas.Passar os docinhos em açúcar União Premium, ele e cristalizado fino com bilho.

Observação: De preferência leve o doce depois de frio para a geladeira em formas bem tampadas e modele no dia seguinte ou algumas horas depois,os docinhos ficam mas firmes para modelar.
Pode conservar no máximo em geladeira por 1 semana  ou de 4 à 5 meses em freezer. 

Um comentário:

Anônimo disse...

não entendi bem o preparo da laranjinha com álcool, se é para tirar o amargo porque depois temos que ferver até por 3 vezes e trocar a agua?

Postar um comentário