Fiz esse blog para dividir o que eu aprendi e estou aprendendo sobre artesanatos e culinárias.
Estarei colocando artesanatos e culinárias, com fotos, gráficos e receitas, para que todas(os) possam copiar e fazer. Porque para mim o importante é saber que estou ajudando outras pessoas, como assim eu também sou ajudada.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Brevidade

Sou apaixonada por esse bolo,essa receita está em minha família mais ou menos oitenta anos.
Minha bisavó passou para minha avó que passou para minha mãe que passou pra mim,é um bolo simples mais muito saboroso, é uma massa super delicada.
Lembro da minha avó Olímpia Laura Teixeira fazendo esse bolo, então quero deixar registrado essa homenagem para minha saudosa avó que passou essa receita pra nós,porque minha bisavó faleceu minha mãe tinha apenas seis anos. E eu quero dividir com todos que aqui passar.
No forno assando

Já assada. Fiz em forminha de empadinha, mas pode fazer em forma de cone, em assadeira retangular também ou em assadeira redonda,  mas todas altas.

Já desenformada.
Aqui eu assei elas diretamente nas forminhas de papeis


Brevidade

5 ovos
2 xícaras de (chá) de açúcar
3 xíxaras de (chá) de polvilho docê ( tem que ser o docê , não serve outro)
1 colher (chá) de baunilha

Modo de Fazer
Bata na batedeira as claras em neve, com a batedeira ligada junte as gemas, junte o açúcar e continue batendo. Desligue a batedeira e junte o polvilho docê, misture bem e ligue novamente a batedeira e continue a bater até formar bolhas. Forma untada e enfarinhada. Forno pré-aquecido. Assar até dourar levemente.

Observação:  ela assa rápída
                      não vai fermento
                      se quiser pode aromatizar com raspas de limão, laranja ou baunilha, mas eu gosto assim bem simples mesmo.

3 comentários:

Walmara disse...

Olá querida!!! Estou adorando seu blog. Suas receitas são muito boas, o passo a passo com fotos é sensacional e até as receitas mais complicadas ficam parecendo super simples com seu jeito de ensinar. Vc. está de parabéns!
Quanto a receita da brevidade, fiquei em dúvida... na observação fala que não vai fermento, mas no modo de preparo vc. fala prá acrescentar o fermento. Seria o polvilho???

Bjs!!!

Claudete disse...

Bom dia Walmara,obrigada pelos elogios. Realmente eu errei quando estava digitando a receita, mas já arrumei. A brevidade não vai mesmo fermento, pelo menos essa minha receita.Bjs...........

Eliana disse...

Quanto tempo para assar a brevidade em forma de furo central?

Postar um comentário